A Epistemologia

A-EpistemologiaAssunto (TEMA): A Epistemologia
Referência bibliográfica completa: GRAYLING, Anthony Clifford. A Epistemologia. Londres: Birkbeck College.

Texto da ficha:
O artigo de GRAYLING sobre a epistemologia é um artigo filosófico que circula em torno dos princípios básicos, definições, provas, investigações e validações sobre o que é conhecimento, quais são suas origens e como podemos aproximá-las da verdade absoluta.

O autor começa com uma definição do que é conhecimento com a definição padrão de que o conhecimento é crença verdadeira e justificada. A definição combina crença, o fato de o sujeito acreditar na veracidade da crença e a razão do sujeito em acreditar na crença à luz de algum critério plausível.

Também retratado no artigo, a origem do conhecimento possui duas escolas de pensamento: a do conhecimento racionalista, com critérios de avaliação que giram em torno da razão e ilustrados com contraexemplos; e a empirista, que é a experiência do sujeito por meio dos sentidos, ajudados por instrumentos.

Após a avaliação sobre a origem do conhecimento, o autor comenta sobre perspectivas de avaliação da veracidade das crenças com base nos conceitos de justificação, fundacionismo, coerência, credibilidade, causalidade e busca da verdade.
– A justificação consiste em estabelecer que se o sujeito conhece a proposição, e o sujeito não está enganado, então a sua justificação garante sua verdade.
– O fundacionismo é a argumentação e sustentação de crenças não fundacionais por crenças básicas ou fundacional.
– A coerência é a justificação das crenças se as mesmas são aceitas no conjunto de crenças apresentadas.
– A credibilidade é a teoria de que uma crença é justificada se ela está, em confiança, com crédito, conectada com a verdade.
– A causalidade está ligada a acreditação do sujeito pela proposição, caso a proposição seja verdadeira, senão o mesmo deixa de acreditar.

O artigo também comenta que o defeito de todas as teorias apresentadas é que elas são de ordem de questões de princípio. E que o foco deveria ser em estudar a confiança do sujeito em acreditar que uma crença é justificada.

Tipo de fichamento: Resumo
Biblioteca que se encontra a obra: St Ann’es College, Oxford

Anúncios